Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1º de setembro dia do Profissional de Educação Física


Qual a importância e o papel do Profissional de Educação Física no dia a dia das pessoas e na manutenção de uma vida saudável.

O Ser Humano tem um ciclo de vida que conhecemos pelo período gestacional, nascimento, desenvolvimento, envelhecimento e morte. Esses ciclos podem ser menos complexos, terem mais qualidade de vida e mais saúde com a presença de um educador físico e a prática de atividade física regular. Já foi comprovado por vários estudos que a prática de exercícios físicos durante o período gestacional contribui de maneira muito positiva tanto para a criança quanto para a mãe.

Na primeira infância as vivências corporais são fundamentais para o desenvolvimento global da criança. O profissional de educação física pode oferecer uma variedade de movimentos, em sua maioria de forma lúdica, que pode desenvolver de forma prazerosa e saudável a parte motora da criança.

Na segunda infância as vivências corporais também são fundamentais. Dentro da escola, clubes, academias ou nas escolinhas desportivas o profissional de educação física ensina além de movimentos corporais valores como amizade, respeito, cooperação, valorizar a individualidade de cada criança no grupo, lidar com as diferenças do outro, trocar ideias, construir regras, seu caráter e a forma de olhar o mundo.

No restante das fases da vida podemos encontrar esse profissional em diversos lugares e desenvolvendo inúmeras atividades. A partir da fase adulta, começamos a buscar através deles a melhora de nossa qualidade de vida através da atividade física consciente e ao mesmo tempo prazerosa. Nessa fase confiamos neles a ponto de entregar-lhes nossos corpos, nossas emoções, nossos filhos e reconhecemos nele um profissional humanizado e multidisciplinar comprometido com a melhora da qualidade de vida nossa e de toda a nossa família, seja por sua personalidade, naturalidade, dinamismo, entusiasmo pelo trabalho, bom humor, cordialidade , disposição ou por ser alguém sempre disposto a motivar qualquer pessoa para que ela tenha uma melhor qualidade de vida através da atividade física.

No entanto, geralmente quando ouvimos falar em educação física, logo nos vem em mente à figura de uma pessoa forte, saudável, musculosa e bonita. Essa maneira de pensar às vezes coloca o profissional de educação física apenas como um modelo de beleza. Não podemos deixar de reconhecer nesse profissional o valor que ele tem na promoção da qualidade de vida e no bem estar do indivíduo, pois ele atua não somente com pessoas saudáveis, mas também com pessoas em recuperação ou com algum problema de saúde.

De acordo com o CONFEF em 2002, a atividade física é conceituada como todo movimento corporal voluntário humano que resulta em um gasto de energia acima dos níveis de repouso sendo caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exercícios físicos.

De acordo com a UNESCO a atividade física é um direito de todos e uma necessidade básica.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) “Exercitar-se é uma condição essencial para se obter o melhor de você mesmo”.

Para o profissional de educação física a atividade física compreende a totalidade de movimentos corporais exercitados no contexto de diversas práticas, podendo ser realizadas em qualquer local apropriado para tal.
O profissional de educação física foi regulamentado pela Resolução número 046/2002 CONFEF e Lei Federal número 9696/98, integrando o profissional graduado legalmente em curso de educação física ao campo da área de Saúde e da Educação.

Este reconhecimento é fundamental para a profissão, pois legaliza sua atuação em outras áreas como PSF, Hospitais e outras instituições de Saúde. Este profissional atua como agente transformador social através da promoção de uma educação efetiva e permanente para a saúde, como meio eficaz para a conquista de estilos de vida saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para a população.

É bem provável que nesse momento esteja vindo em sua mente a figura de um professor de educação física que teve no colégio, no clube ou na academia, e juntamente com a figura do professor veio uma lembrança feliz, por ele ter passado uma visão de liberdade que o movimento promove ao corpo, da alegria, do bom humor que sempre estiveram presentes nesses momentos e da disposição para o trabalho, mesmo que bem cedinho numa manhã de inverno.

Hoje estamos tendo o nosso reconhecimento como Profissionais completos e comprometidos com a qualidade de vida do indivíduo. Que a cada dia busquemos mais a nossa capacitação profissional e com ela busquemos proporcionar aos nossos alunos um estilo de vida mais saudável e feliz, onde corpo e mente se tornam um só.

Não esqueça de parabenizar o Profissional de Educação Física próximo a você no dia 1 de setembro.  Faça com que ele se sinta orgulhoso e que retribua o sorriso que muitas vezes fez você dar.

Nota do blog: "Amigos que possamos cumprir retamente a profissão que abraçamos, com muito orgulho  e honestidade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário