Criança e videogame é como goiabada com queijo: mais uma daquelas combinações que parecem não se largar. Mas não pode, nem deve, ser assim. Ela precisa se mexer para evitar a obesidade e para garantir seu desenvolvimento físico e cognitivo.
Mas provavelmente não fará isso por iniciativa própria se vir os pais estatelados no sofá. "Filhos com o pai ou a mãe ativos têm uma chance duas vezes maior de se tornarem ativos. Se tanto o pai quanto a mãe praticarem esportes, a chance do filho fazer o mesmo é seis vezes maior", diz o médico do esporte Ricardo Muniz Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Correr, jogar futebol ou vôlei, praticar natação, artes marciais... Tudo isso é muito bom. Contudo, você pode acrescentar ao cardápio atividades físicas travestidas de brincadeira. Aproveite que é primavera, mês da criança, e vá ao parque. "Do ponto de vista biopsicossocial, o contato com a natureza é fundamental. Estar ao ar livre é o melhor laboratório que uma criança pode ter para seu desenvolvimento", diz a psicóloga Márcia Verstandig, especialista em terapia sistêmica familiar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Empine papagaio, pule corda, jogue peteca, amarelinha com seus filhos. "Resumindo, a criança deve ser encorajada a participar do maior número de atividades físicas possível diariamente. A variação da modalidade é importante para estimular tanto a coordenação motora quanto o equilíbrio do corpo", diz o especialista em medicina corporal João Felipe Franca, da Clinimex, no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para saírem da linha do sedentarismo, as crianças com idade entre 5 e 17 anos devem praticar ao menos 360 minutos de atividade física por semana - de preferência divididos em 60 minutos diários. Com a ajuda de especialistas, preparamos uma lista com dez atividades que você pode fazer com seus filhos, com a quantidade de calorias gastas por hora (trata-se apenas de uma média, uma vez que o tamanho das crianças varia e é difícil controlar a intensidade da atividade quando se está brincando) e os principais benefícios.
Peteca
DESCRIÇÃO: as mãos servem como raquete e a peteca é a bola. Pode ser jogado por duas pessoas, em roda, ou mais formalmente em uma quadra. O objetivo é fazer que o objeto ultrapasse a rede. Marca ponto quem não deixar a peteca cair.
IDADE: acima de 5 anos.
BENEFÍCIO: trata-se de um exercício aeróbico, que leva à queima de calorias. Treina os reflexos e a capacidade de vigilância.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 150.
Queimada
DESCRIÇÃO: as pessoas ficam em um espaço suficientemente grande para que todos possam correr sem risco de se chocarem. Alguém joga a bola para o alto e está dado o início. Quem pegar a bola deve arremessar contra um colega. Este, por sua vez, tem de se esquivar. Se a pessoa for "queimada", é obrigada a sentar no chão. Quem quiser "salvar" os que foram queimados deve passar a bola para ele. "As crianças precisam anotar e atribuir pontos para 'queimei', 'morri' e 'salvei'", explica a professora de educação física Carla Cristiana da Silva, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Por exemplo, queimar pode valer 2 pontos; salvar, 1 ponto; e ser queimada, menos 1 ponto.
IDADE: a partir de 8 anos.
BENEFÍCIO: "É uma excelente atividade aeróbica", diz Timóteo Leandro de Araújo, assessor científico do programa Agita São Paulo. Além disso, desenvolve rapidez de pensamento, agilidade nos movimentos e pontaria. "Sem esses atributos, um jogador dura pouco tempo em uma partida de queimada", completa ele.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 160.
Pega-pega
DESCRIÇÃO: pode ser jogado por um número ilimitado de pessoas e há uma série de variações. Basicamente, uma das crianças é o pegador e as demais, os fugitivos. Antes de a brincadeira começar, é preciso definir um local onde os fugitivos ficam protegidos, o pique. Uma variação divertida é o pique-corrente: quem for pego dá a mão para o pegador e vão todos juntos à caça. No final, a maior parte estará na corrente.
IDADE: a partir de 2 anos.
BENEFÍCIO: "É uma atividade semelhante à corrida", diz Timóteo. Por isso, as principais habilidades treinadas são velocidade e agilidade. Agrada especialmente aos menores, que começam a lidar com regras.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 160
Cabo de guerra
DESCRIÇÃO: amarra-se um lenço no meio de uma corda e divide-se as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar em um dos lados da corda e puxar com muita força. Ganha quem conseguir deslocar mais o lenço de lugar.
IDADE: a partir de 6 anos.
BENEFÍCIOS: desenvolvimento do espírito de equipe, força muscular, concentração e habilidade para lidar com disputa.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 170
Bambolê
DESCRIÇÃO: o bambolê é posicionado na altura da cintura e apenas com movimentos pélvicos é colocado para rodar. O objetivo é conseguir mantê-lo girando pelo maior tempo possível. Podem ser feitas variações como girar mais de um bambolê ao mesmo tempo, ou colocá-lo no pescoço, ou braços. Os bambolês também se adaptam muito bem a outras brincadeiras. Dá para usá-los, por exemplo, como substituto das cadeiras na "dança das cadeiras", determinando que as crianças se sentem dentro deles.
IDADE: a partir de 6 anos.
BENEFÍCIOS: desenvolve o condicionamento físico e a coordenação motora.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 300.
Elefantinho colorido
DESCRIÇÃO: "Um participante é escolhido para comandar. No caso de crianças mais novas, o ideal é que seja um adulto", descreve Márcia. Ele fica à frente dos demais e diz: "Elefantinho colorido!". Os outros respondem: "Que cor?". O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo com a tonalidade. Quanto mais longe o acesso à cor, mais difícil o jogo fica.
IDADE: a partir de 3 anos.
BENEFÍCIO: trata-se de uma boa atividade aeróbica, que desenvolve ainda o conhecimento das cores.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 150.
Amarelinha
DESCRIÇÃO: quadrados sequenciais são desenhados no chão com tamanho suficiente para que a criança pule dentro de cada um deles. Existe um traçado clássico da amarelinha, com numeração que vai de 0 a 10, começando no "inferno" e terminando no "céu". Mas o ideal é variar esse desenho para tornar a brincadeira mais interessante. Para jogar, a criança - ou o adulto - deve lançar uma pedrinha em um dos quadrados. Depois, pular em um pé só em todos os quadrados, com exceção daquele onde está a pedrinha.
IDADE: a partir de 3 anos
BENEFÍCIO: "Esse tipo de brincadeira tem o mesmo efeito dos exercícios de salto, queimando calorias e melhorando o condicionamento físico", diz Timóteo. Além disso, permite vivenciar diferentes formas de equilíbrio.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 150.
Videogame pode?
CLARO! Mas dê preferência aos que fazem o corpo se mexer. Games como o Wii e o Xbox Kinetic permitem interagir não apenas apertando uma série de botões, mas imprimindo ao jogo um chute, uma raquetada, um soco. E isso é bom, do ponto de vista da saúde. É o que mostrou um estudo realizado por pesquisadores da universidade Southeastern Louisiana (EUA). Eles avaliaram o consumo de oxigênio e o gasto de energia de mulheres jovens enquanto praticavam Wii Fit. No nível básico, as alterações não foram significativas. Mas atingiram níveis semelhantes aos alcançados quando se pratica o exercício propriamente dito a partir do nível intermediário. "Jogos simuladores como os de prancha, de dança, de luta ou de exercícios são os que melhor mimetizam o mundo real. Quanto mais movimentos e maior a duração, maiores serão os benefícios para a saúde", afirma João Felipe Franca.
Fonte: Revista Viva Saúde
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