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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Educação Física na Educação Infantil

A educação infantil tem como objetivo principal o desenvolvimento integral da criança, ou seja, corpo e mento, por isso a importância de se trabalhar com a Educação Física desde a infância, pois é nessa fase que as crianças estão mais propensas a aprenderem e a desenvolverem suas habilidades motoras. Sendo que a educação infantil é a área da educação que mais tem crescido nos últimos anos.

A importância da Educação Física na Educação Infantil
A educação infantil tem como objetivo principal conforme a LDB (Leis de Diretrizes e Bases): Art.29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica , tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade , em seus aspectos físico , psicológico , intelectual e social , complementando a ação da família e da comunidade .

Sendo que no Art.31. consta que na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento do seu desenvolvimento o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

A escola de educação infantil é o lugar onde as crianças começam a ter um maior contato com outras crianças, é nesse período que elas começam a fazer descobertas. Quando a criança começa freqüentar a escola ela passa a experimentar coisas diferentes, ou seja, passa a aprender coisas que até então não sabia ou conhecia.

Por isso a importância de se trabalhar com a educação física desde a educação infantil. Pois é nesse período que a criança esta mais apta ao aprendizado é onde ela deve começar a ter experiências novas e diversificadas, para dessa forma poderem constituir e desenvolver um bom desempenho motor, sendo assim quando estiverem maiores não irão encontrar tantas dificuldades com relação as suas habilidades e coordenações motoras.

Atualmente esse é um dos grandes problemas que encontramos em nossos jovens, pois eles não tiveram uma base de aprendizado motor adequado durante a infância o que acabou por torná-los jovens problemáticos que não têm coordenação motora e não conseguem realizar atividades simples. Sendo assim tiveram seu desenvolvimento motor afetado por não terem tido a oportunidade de experimentar a atividade física durante a infância.

A educação infantil é uma das áreas educacionais que mais tem crescido, já que atualmente as crianças começam a freqüentar a escola cada vez mais cedo, pois os pais trabalham e não tem como cuidar delas, então às colocam nas creches. Com isso surgiu a necessidade de se incorporar à educação física na escola de educação infantil, pois essas passaram a assumir um papel mais complexo/amplo na vida das crianças, já que tem que cuidar e educar as mesmas, principalmente pelo motivo dos pais estarem muito ocupados com a correria do dia-a-dia em seus trabalhos eles passaram a não ter mais tempo de educar seus filhos em casa e com isso eles acabaram transmitindo esse papel para a escola. Dessa forma a criança acaba passando o dia inteiro na escola e essa teve que assumir o papel de educar tanto para o desenvolvimento intelectual como para o desenvolvimento motor da criança.

Conforme Mariza Abreu (2004). A educação infantil cresce de forma acelerada no mundo inteiro em função de:

- A necessidade da família de uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos;

- Os argumentos advindos das ciências que investigam o processo de desenvolvimento humano que indicam a primeira infância como período crítico desse processo;

- A compreensão de que o ser humano tem direito ao cuidado e á educação desde o nascimento, sendo a educação elemento constitutivo da pessoa;

- O direito dos trabalhadores, pais ou responsável, á educação de seus filhos e dependentes de zero a seis anos, segundo a constituição federal.

Estudo desenvolvido no Brasil e no mundo – pelo UNICEF, UNESCO, banco mundial e IPEA – sobre o impacto de ações dirigidas à primeira infância trazem indicações significativas quando à relevância dos investimentos realizados na educação, saúde e ambiente social da criança pequena, por exemplo:

- Aumento do número médio de anos de estudo / escolaridade / nível de instrução, da qualidade do emprego, do nível de renda, da produtividade e da saúde dos futuros adultos e de suas famílias;

- Redução dos índices de fracasso escolar (repetência), de fertilidade, de pobreza, de criminalidade, de delinqüência e de pessoas assistidas pelo serviço social.

- São razões de ordem econômica (incorporação da mulher ao mundo do trabalho) e social (nível de pobreza da população) as que mais tem pesado na expansão da demanda por educação infantil e no seu atendimento por parte do poder público.

- No Brasil, a educação das crianças menores de 7 anos tem uma historia de cento e cinqüenta anos. Seu crescimento, no entanto, deu-se principalmente a partir dos anos 70 e vem se acelerando.

Contudo não foi sempre assim pois até pouco tempo atrás as creches tinham a função apenas de cuidar as crianças por determinado período, depois elas iam para casa e ficavam com seus pais, podiam correr, brincar, pular pelo pátio com os amiguinhos. Atualmente as crianças têm ficado em tempo integral nas escolas e quando chegam em casa vão para frente da TV, vão jogar vídeo game, vão para o computador, muitas delas moram em apartamentos e dessa forma acabam não desenvolvendo sua motricidade. Daí a necessidade de se ter profissionais de educação física para trabalhar com as habilidades motoras dessas crianças, pois até então elas brincavam livremente no pátio da escola como se isso fossem suas aulas de educação física.

Porém como elas não têm oportunidade de desenvolverem suas habilidades motoras em casa surgiu a necessidade de se trabalhar com isso na escola desde pequenos. Claro que o profissional de educação física atuando na educação infantil ainda não é uma coisa homogênea, pois ainda existem muitas escolas que não possuem um profissional adequado para trabalhar essas atividades com as crianças, muitas vezes é o próprio professor da educação normal que trabalha com a atividade física com essas crianças. Sendo que muitas vezes não trabalham de forma adequada.

Mas tem ocorrido um grande avanço com relação à atuação do profissional de educação física com as crianças da educação infantil, pois existe a necessidade de um bom desenvolvimento motor e de crescimento adequado da criança. Mas isso só ocorre através de um acompanhamento correto do desenvolvimento motor da criança, que vise um bom desenvolvimento físico e que possibilite trabalhar também com o cognitivo e social das crianças para que essas cresçam como cidadãos autônomos e criativos, ou seja, capazes de pensar e tomar suas próprias decisões com relação aos problemas a serem enfrentados no mundo.

As habilidades motoras básicas devem ser desenvolvidas com as crianças com a intenção de oportunizar a elas o aprendizado das mesmas, assim como uma vivencia ampla e diversificada de forma que elas possam, progressivamente atingirem o estágio maduro de cada uma das referidas habilidades.

A escola consiste num lugar privilegiado para o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, pois elas já trazem de fora vivencias e ali podem constituir um aprendizado mais amplo e complexo. Porém temos que trabalhar com elas desde o ensino infantil, para que elas possam chegar no ensino fundamental com suas habilidades já desenvolvidas e não chegarem no ensino fundamental para ai desenvolverem suas habilidades como muitas vezes acontece. Isso acaba prejudicando muito o desempenho motor dessas crianças tanto na adolescência quanto na vida adulta, por isso da importância de trabalhar com elas desde pequenas.
Aula de Educação Física (Psicomotricidade)
Escola Municipal "Manoel Máximo Barbosa - Raul Soares/MG
Professor: Marco Antonio Cândido


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