Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Projeto: Drogas, sexualidade na adolescência e a construção da cidadania faz seu encerramento com muita festa e alegria.



Com a presença de autoridades municipais, professores, alunos e pais, aconteceu no dia 5 de dezembro de 2013 no ginásio poliesportivo de Raul Soares a solenidade de encerramento do Projeto “Drogas, Sexualidade na Adolescência e a Construção da Cidadania”. O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre os temas propostos com os jovens.

A construção de um ambiente ético que ultrapasse os tempos, espaços e relações escolares vem se impondo como uma ferramenta importante para que a educação tenha um novo significado na contemporaneidade.


Ganha força hoje em dia, o pressuposto de que a 
educação não pode mais ficar limitada aos muros escolares, mas deve se estender ao bairro e à 
comunidade aos quais atende, incluindo as relações com as famílias dos estudantes e as demais pessoas que convivem no entorno.

Sem abrir mão de suas especificidades como instituição responsável pela educação, entende-se que a escola deve estar em contato direto com sua comunidade e com aqueles que ali vivem, de forma com que haja participações dentro das condições e responsabilidades dos processos educativos. Isso ajudará na construção do ambiente ético que estamos falando. Daí a preocupação de toda a comunidade escolar em trocar informações sobre os assuntos e conscientizar os educando.

Ao todo, foram ministradas 10 palestra nas escolas da rede municipal, estadual, e particular aos alunos do 6º ano ao segundo grau. As palestras cujos temas eram drogas, sexualidade na adolescência e cidadania foram ministrados pelo Sargento PM Emerson, já o tema sexualidade pelas enfermeiras as enfermeiras Juliana Martins, Keila Maximiano, Hosana Chaves, Gabriela Oliveira, todos de forma voluntária.

As palestras começaram nos dias 3, 4 e 5 de outubro na Escola Estadual Regina Pacis, dia 9 no Colégio Anglo de Raul Soares, dia 10 no CESEC, no dia 1º de novembro na Escola Municipal Coronel João Domingos e dias 2 e 6 de novembro na Escola Estadual Benedito Valadares. Foi decidido depois de todas as palestras que as escolas trabalhassem com os alunos, cerca de 1.600, sobre os temas propostos.

Os resultados foram os seguintes:

- Redação para alunos entre 8 e 9 ano: 
Lívia Souza Lima Ramos, EM. Coronel João Domingos; 
Karina Alves Machado, 
Caroline Teixeira Carvalho, EE Benedito Valadares.

- Jogral: 
Mércia, Vanessa, Daniela, Roberta e Keuri, EE Regina Pacis; 
Ana Carolina Bittencourt, Ana Carolina, Gabriel Bento, Gabriela Aleixo e Guilherme Fialho, EM Coronel João Domingos;
Milene, Jaqueline, Letícia, Daniela, Alexandre Daniel e Sandalá, EE Benedito Valadares.

- Vídeos para ensino médio: 
Beatriz Cenci, Glaucia Kênia, Maria Aparecida e Edson, Cesec.

Todos os alunos foram premiados com uma belíssima medalha oferecida pela Secretaria Municipal de Esporte e lazer através do Secretário Professor Marco Antonio Cândido.

- “Hoje o uso das drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que quer dizer que sua presença em nossa sociedade não é algo simples de se conviver. Agradeço à todos que participaram que apoiaram e que dedicaram um pouco na conscientização do próximo, muito obrigado.” disse o Sargento Emerson.


Fotos de todas as etapas do projeto          

Nenhum comentário:

Postar um comentário