Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tênis que corrige pisada não é garantia de proteção contra lesões

Uma pesquisa norte-americana revela que 73% dos corredores de cross-country do país consideram a compatibilidade com o tipo de pisada o principal fator de escolha do tênis. 

Porém, será que essa preocupação é realmente válida? Pesquisas científicas atuais vêm mostrando que talvez não. Uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine em 2013 acompanhou o treinamento de 927 corredores novatos durante um ano. Todos receberam exatamente o mesmo modelo de tênis para usar durante esse ano. Quem tinha pisada neutra recebeu um tênis neutro, quem tinha pisada pronada ou supinada recebeu o mesmo tênis neutro. 

Ao final de um ano, o índice de lesões e dores entre os grupos foi o mesmo! Não corrigir a pronação ou supinação com o tênis não aumentou as lesões entre os corredores.

Em 2011, também houve um estudo realizado por um grupo de pesquisadores canadenses e com resultados similares. O grupo estudou mulheres treinando por 13 semanas para uma meia maratona. Eles viram que as que tinham pisada pronada e usavam tênis para pronação para corrigi-la sentiam mais dor do que as que tinham pisada pronada, porém usavam um tênis neutro (sem correção). Ainda não existe embasamento suficiente e confiável que justifique a prescrição de tênis especiais para pisada pronada ou supinada. Por isso, é importante que o atleta use um tênis no qual se sinta confortável. O mais importante para a corrida é um bom condicionamento físico e muscular, além de um padrão de movimento adequado.

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário:

Postar um comentário