Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Alimentação e respeito aos limites foi tema da palestra do professor de biologia Tadeu para a turma do Projeto Comunidade em Movimento de Mãos Dadas com a Melhor Idade


Pensando assim a Prefeitura de Raul Soares e a Secretária Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL organizam uma palestra sobre alimentação e os efeitos dessa alimentação na fisiologia humana para o grupo do “Projeto Comunidade em Movimento de Mãos Dadas com a Melhor Idade”.
Depois de ver os filhos crescerem, a carreira profissional em seu auge e o nascimento dos netos, o que mais pode motivar uma pessoa em idade avançada? De acordo com a experiência do Diretor da Escola Estadual Regina Pacis e Professor de Biologia José Tadeu Matheus, muitas coisas. Mas é preciso que as pessoas queiram correr atrás delas. “É importante desenvolver outras atividades para que, ao parar de trabalhar, por exemplo, a pessoa não pare a sua vida totalmente”.
Envelhecer ainda é tabu
Tornar-se incapacitado para exercer uma função, ainda mais para quem sempre se considerou um especialista, é bastante assustador, até para os jovens. Este tipo de medo não é saudável, conforme afirmou o professor Tadeu. “Temos que pensar diferente. É necessário fazer planos e perceber que envelhecer é inevitável, e que isso vai levar, consequentemente, a um declínio de algumas funções”.
Para ele, estes limites, entretanto, não devem ser encarados como o fim da linha. “Quem aposenta mais cedo, por exemplo, geralmente já pensa em uma nova atividade e consegue ter uma resposta melhor quando interrompe suas obrigações profissionais, procurando alternativas”, exemplifica. Ele explica que, neste processo, uma atitude positiva é fundamental e pode inclusive influenciar na saúde de uma pessoa. “Sem uma atividade e motivação, o indivíduo fica deprimido, come de maneira inadequada, ganhando ou perdendo muito peso, e desiste de se tratar com os médicos”.
É preciso saber viver... e querer também!
Um ponto positivo comemorado pelo Professor Tadeu é que, apesar dos exemplos negativos, ele afirma ser cada vez maior o número de pessoas que começam a perceber que é possível ter qualidade de vida na terceira idade. “Com mais informação e campanhas, estão vendo que existe possibilidade de buscar um tratamento quando estão doentes e que não precisam desistir de viver bem”, comemora, dando dicas para se alcançar o bem-estar nesta fase da vida. “A integração social é fundamental. Buscar uma atividade ocupacional e aprender também. Na vida, é imprescindível mantermos nossos sonhos e projetos, e na terceira idade ainda mais!”.
Tadeu falou da importância da boa alimentação, principalmente na terceira idade, deve se adequar ao organismo de cada indivíduo, não podendo ter deficiência nas vitaminas, minerais, enzimas ou fibras. Como o organismo do idoso não consegue absorver os mesmos nutrientes que um organismo jovem, é fundamental que a alimentação na terceira idade seja completa e balanceada. Tadeu foi muito veemente em afirmar que todos têm que respeitar seus limites.

Na ocasião foram entregues as camisas do projeto que foram gentilmente patrocinadas pelas seguintes empresas:
- GENI CONFECÇÕES
- FARMÁCIA RAUL SOARES
- AUTO ESCOLA RAUL SORES
- CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DR ÍTALO ERNESTO LUCARELLI
- CONSTRUTON
- RICARDO MADEIRA
- BOTECO DO BETO
- MERCEÁRIA GALINARI
- FEIRA DA MARIANA
- CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DRA. ANA LUÍSA MIRANDA PACHECO
- TIMER INFORMATICA
- CEF, AGÊNCIA RAUL SOARES

Fotos da palestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário