Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Escolhendo a escolinha de esportes

Segurança, localização e método educacional são os itens que devem ser levados em consideração na hora da escolha.
Diante do número de escolinhas de esportes que existem hoje, pode ser difícil escolher qual a melhor para o seu filho. Mas, seguindo algumas dicas básicas, é possível encontrar um local adequado para a educação esportiva da criança.

Para a professora de educação física Neiva Paraschiva Brandão*, um dos fatores decisivos é que a instituição ensine diversas modalidades ao mesmo tempo. "É importante que a criança aprenda o fundamento de várias modalidades a partir dos quatro anos de idade, mas sem se especializar em apenas uma", diz ela.

A variedade ajuda o pequeno a exercitar diferentes músculos e facilita a descoberta do exercício de que ele realmente gosta. Assim, quando estiver com 12 ou 13 anos, poderá realmente começar a praticar a sua preferida e até, se for o caso, competir.

Este assunto, aliás, é sempre delicado, pois muitos pais gostariam de ver os filhos disputando e ganhando assim que saíssem das fraldas. Porém, não é o que sugerem as normas pedagógicas vigentes.

O ideal, segundo Neiva, é que as crianças treinem todas as suas habilidades e, até entrar na adolescência, participem somente de festivais (não de campeonatos) nos quais todas sejam premiadas. "Também é importante que nenhum jogador fique o tempo todo no banco de reservas. Todos devem jogar, nem que seja apenas por um tempo", diz ela.

Esse modelo não significa ausência total de competição, que é uma inegável e necessária característica humana, mas não prioriza os "vencedores" em detrimento dos "perdedores". Justamente porque a infância é um período de aprendizado.

Os pais também devem saber que o ensino de esportes não é formal, baseado na técnica. "As crianças aprendem brincando , experimentando, jogando", afirma a especialista.

Além do método, é bom levar em conta a localização, facilidade de transporte, a equipe e as instalações da escolinha. Todos os professores precisam ser formados em educação física e ter especialização no ensino infantil. Isso é importante pela formação que eles darão aos pequenos e também porque estes profissionais estão aptos a prestar atendimentos de primeiros socorros.

A escola deve ser limpa, segura, com quadras e vestiários em bom estado de conservação. "Além disso, os equipamentos precisam ser adequados para crianças. Bolas, por exemplo, usadas pelos pequenos, têm tamanhos diferentes".

O número de alunos também é importante. Normalmente, as turmas com crianças de dez anos ou mais têm vinte e cinco componentes, enquanto as com estudantes na faixa dos cinco ou seis anos de idade comportam cerca de quinze. Uma boa dica é inscrever o pequeno em uma aula experimental e assisti-la.

Com estas sugestões em mente, é hora de começar a procura pela escolinha de esportes que mais agradam a você e seu filho. Sempre levando em conta que o prazer vem em primeiro lugar.

*Neiva Paraschiva Brandão, professora de educação física, diretora da Med Sport Escola de Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário