Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Treinamento de força aplicado a categoria de base: do sub-13 ao sub-20

Lendo alguns artigos recebidos por mim pelo site (Universidade do Futebol) me deparei com esse excelente trabalho didático do Prof.: Douglas Saretti.

É necessária uma conscientização de que o trabalho deve ser encarado como um processo pedagógico, no qual planejamento e monitoramento serão indicativos de qualidade.
RESUMO                          


Abordar o assunto “treinamento de força” no futebol requer muito estudo e um olhar multilateral em termos de metodologia, periodização, maturação biológica e desenvolvimento motor e fisiológico. A definição de força está diretamente ligada à forma de como ela (força) se manifesta durante o jogo.
O presente estudo tem como objetivo colocar em uma sequência metodológica o trabalho de força desenvolvido em esportes coletivos, especificamente o futebol, no qual entendemos que a contribuição do trabalho de força, principalmente nas ações decisivas da modalidade, se faz de suma importância; porém, é extremamente necessária uma análise da metodologia aplicada nas diferentes categorias, bem como respeitar as diferentes faixas etárias, fases sensíveis e do desenvolvimento esportivo.
Através desse estudo pudemos observar que vários são os fatores que interferem no planejamento e desenvolvimento do trabalho, por isso não há um consenso em relação a metodologia, tipos de periodização e exercícios, o que deve ocorrer de maneira efetiva é a integração entre os responsáveis pela preparação física de cada categoria a fim de otimizar os ganhos em relação ao desenvolvimento fisiológico e motor do atleta, evitando assim a especialização precoce em atletas nas categorias de base, promovendo atletas com perfil fisiológico condizente com a categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário