Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

domingo, 5 de junho de 2011

Em época de frio, utilize a caminhada para combater as dores no corpo ( Dr. Fabio Ravaglia)

A caminhada tem um impacto positivo no combate às tradicionais dores do corpo sentidas durante o inverno, porém alguns cuidados devem ser tomados.

Apesar dos poucos estudos sobre o impacto da baixa temperatura no organismo, é fato que queixas de desconforto nos ossos, articulações e músculos são muito comuns nos consultórios médicos durante o inverno. Não se sabe se a responsável por provocar as dores é a baixa temperatura ou a umidade do ar. Sem contar a sensação térmica, que é a temperatura percebida pelo corpo humano diante da conjunção do frio com o vento, que resulta em mais frio do que a temperatura marcada pelos termômetros. De toda forma, nos dias frios aumenta a possibilidade de constrição vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo). A tendência é os músculos ficarem mais tensos ou terem contratura, o que ajuda a tornar algumas partes do corpo doloridas. Nas articulações, o líquido sinovial — que fica mais espesso com o esfriamento do corpo —, pode limitar os movimentos e gerar incômodos.

A manifestação dos sintomas da fibromialgia e dores similares muitas vezes estão associada a aspectos comportamentais e à depressão, mas pode se agravar no inverno, pois o frio gera melancolia na maioria das pessoas. Por isso, o exercício físico é indispensável nesta época do ano, especialmente para os idosos, que costumam evitar a atividade física nos períodos mais frios.
A prática esportiva é muito positiva no inverno, pois favorece o equilíbrio físico e emocional. No aspecto funcional, destaco o fortalecimento dos ossos, o aumento da mobilidade e flexibilidade nas articulações, a manutenção da postura e o aumento da capacidade de coordenar melhor os movimentos. No aspecto psicológico, cito o aumento da disposição, a melhora da autoestima e da sensação de bem-estar. Esse conjunto de benefícios colabora para evitar as dores comuns no inverno. Além disso, melhora a qualidade de vida.

Apesar do incômodo provocado pelo frio, o hábito de caminhar deve ser mantido em todas as estações do ano. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a caminhada continue a ser uma prática saudável, mesmo no inverno. É importante saber que a respiração se altera durante a caminhada no inverno, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura interna do corpo – cerca de 36 graus centígrados. Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares, gripes e resfriados.
E quais os cuidados para caminhar no inverno? Atenção redobrada ao alongamento! O alongamento deve ser realizado, no mínimo, por 15 minutos. Mãos, pés e cabeça precisam de estimulação extra. Realize movimentos contínuos, para que fiquem aquecidos. Além disso, não esqueça o agasalho, inclusive para as extremidades do corpo.

Outras pequenas atitudes também ajudam no combate à dor. Pela manhã, ainda na cama, alongue a panturrilha (batata da perna), esticando as pernas e forçando o movimento dos calcanhares ao direcionar os dedos dos pés para as canelas. Em seguida, realize movimentos com os pés como se estivesse pisando no acelerador do carro. Repita a sequência. O exercício mexe com a musculatura e contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades. Alongue também todo o corpo, como se estivesse espreguiçando. Para esquentar os pés e as pernas, fique em pé, deixe os pés paralelos e role a planta do pé, ficando apoiado nas pontas e depois nos calcanhares, repetidas vezes, e para as mãos, coloque a palma para cima e massageie com o polegar a região do punho, alternando a direita e a esquerda.
                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário