Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Splitter se consolida na NBA e busca 'honra' de ser 1º brasileiro campeão

A temporada 2012-13 marcou a virada de Tiago Splitter na NBA. Um ano antes, o pivô encerrava sua participação nos playoffs constrangido por uma espalhafatosa bronca do técnico Gregg Popovich diante das câmeras de TV na eliminação do San Antonio Spurs. Doze meses depois, o jogador se consolidou como titular do time texano e pode se tornar o primeiro brasileiro campeão da liga norte-americana. A decisão contra o Miami Heat começa nesta quinta, às 22h (horário de Brasília).

"Tem sido um período muito agitado, com grandes acontecimentos. Mas encaro tudo tranquilidade. Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo comigo", disse o pivô, em entrevista ao UOL Esporte.

Selecionado pelos Spurs no draft de 2007, Splitter chegou à NBA três anos depois, com o status de um dos melhores jogadores do basquete europeu. Havia acabado de ser eleito MVP da Liga Espanhola na conquista do título com o Baskonia. Nada disso impressionou na NBA e o pivô amargou duas temporadas de poucas oportunidades em San Antonio.

"A evolução foi lenta, mas consistente. Claro que todo mundo quer chegar e jogar, se adaptar o mais rápido possível. Demorou um pouco, mas agora estou bem, com mais protagonismo tanto no ataque quanto na defesa", comentou o pivô.

Sob a batuta de Popovich, Splitter precisou descobrir uma nova maneira de jogar basquete. Mudou a mecânica de seu arremesso, melhorou o desempenho nos lances livres, ficou mais ágil. Tudo isso durante um longo período no banco de reservas e debaixo de severas críticas da imprensa norte-americana.

"O Popovich é uma espécie de avô de todo o time. É um cara que exige muito dentro de quadra, mas fora é um amigo, está sempre querendo o melhor para todos", afirmou Splitter. "Broncas existem em qualquer lugar. Aquela [nos playoffs de 2012] não foi a primeira e com certeza não será a última".

A adaptação a San Antonio veio com o auxílio de dois astros dos Spurs. Fora de quadra, o argentino Manu Ginobili ajudou o amigo brasileiro a superar os momentos mais complicados. Nas quatro linhas, as dicas diárias de Tim Duncan, um dos maiores pivôs da história da NBA, contribuíram para a evolução do jogo do brasileiro.

Fonte: Daniel Neves
Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário