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segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Esporte educacional é meio para a formação integral da cidadania

Presença do profissional de educação física na escola ajuda a organizar o esporte educacional para ir além da prática sadia e prazerosa, para ajudar a desenvolver senso crítico, criatividade e competências. 

Dentro das escolas, uma das aulas mais queridas da garotada é a de Educação Física. Além de promover um momento de lazer, consciência corporal, socialização etc, aula de educação física ajuda a levar o esporte educacional para dentro da escola. Tiago Aquino (Paçoca), coordenador de Educação Física e Esportes da Green Brook School e autor de livros, conta que “o profissional de educação física deve avançar na elaboração e na organização do esporte educacional, indo além de uma prática prazerosa e sadia, mas relacionando as necessidades e expectativas do aluno frente a uma sociedade crítica, competente e criativa”.

O que é Esporte?

Em 1964, a Unesco divulgou o documento “Manifesto Mundial do Esporte” que conceituou e dividiu o esporte em três grandes áreas, citadas por Paçoca:

- Esporte na escola, esporte escolar, esporte educacional ou esporte-educação: aquele que apresenta possibilidade de fortalecimento e preservação de valores como ética, justiça, solidariedade e fraternidade. O esporte educacional é voltado, fundamentalmente, às crianças e jovens nas escolas de ensino fundamental e médico, com a finalidade de desenvolvê-las física, moral e mentalmente. Está diretamente relacionado à aplicação da educação física como instrumento científico de orientação, controle e desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos e, na sua ação educacional, é desenvolvido nas escolas, clubes, centros esportivos e comunitários e passou a ser visto como um meio para a formação integral da cidadania.

- Esporte participação, esporte de lazer ou esporte de tempo livre: engloba a participação em atividades tidas como esportivas, com características formais ou informais, pela população em geral e sem o compromisso da competição ou limitada ao aspecto lúdico. Está diretamente relacionado ao uso do tempo livre e aos conceitos de bem-estar físico e psicológico, sendo defendida por várias categorias profissionais como componente importante para a saúde pública. Seu objetivo é a diversão, o relaxamento, a descontração e a interação social e com a natureza, despertando a consciência ecológica.

-Esporte de alto rendimento, esporte de alta competição ou esporte-performance:compreende todas as atividades esportivas fundamentadas na competição sob regras gerais, com o propósito fundamental de buscar a superação, o recorde e a vitória. Exige alto grau de dedicação, o que implica a busca do profissionalismo, contando geralmente os atletas com remuneração direta por contrato com entidades esportivas e/ou formas de patrocínio. 

O esporte de alto rendimento é produzido, gerenciado, organizado e desenvolvido por estruturas internacionais e nacionais, hierarquizadas em comitês, confederações, federações e ligas que, juntas, constituem o sistema esportivo de países, regiões, estados e municípios.

Esporte na escola x esporte nos centros esportivos

Paçoca conta que o esporte praticando nos centros esportivos nem sempre inclui todos os alunos, já que é seletivo e organizado na interação do ensino-apredizagem e resultados adquiridos. “Na lógica da inclusão para todos, ensinar e aprender são inseparáveis. No esporte educacional, os educadores deverão reconhecer a diversidade e a necessidade de cada aluno a fim de realizar uma interferência construtiva, crítica e criativa.”

A educação física como um todo, assim como o esporte educacional, valoriza a prática realizada e Paçoca destaca que é preciso ir além, por meio de uma prática inclusiva e reflexiva que permita novos caminhos e propostas pedagógicas educacionais. “Valorizar somente a prática é minimizar os valores do esporte educacional”, frisa. A presença do profissional de educação física é atrelada a uma organização e sistematização de objetivos e conteúdos para promover a mudança do comportamento humano, diferente do que acontece em praças, parques e outros locais públicos nos quais ele não está.

Foco x esporte educacional

A prática de esporte educacional não se limita à detecção de talentos. Paçoca cita cinco princípios deste tipo de atividade:

- Educação integral: ser meio de aprendizagem equilibrada, além da dimensão física, como desenvolvimento das capacidades psíquica, afetiva e social;

- Rumo à autonomia: compreender a prática esportiva como ação emancipatória para a formação de um cidadão ativo, crítico e criativo;

- Inclusão de todos: criar condições, possibilidades e oportunidades para que as crianças e os jovens tenham acesso à prática esportiva;

- Construção coletiva: elaborar e desenvolver, juntamente com os educandos, os programas pedagógicos para levar em consideração suas necessidades e expectativas;

- Respeito à diversidade: reconhecer e respeitar as diferenças dos alunos em relação à etnia, ao gênero, ao biótipo, além de repertórios e habilidades.

Multi e transdisciplinaridade

O esporte educacional dentro da escola pode ser trabalhado junto de outras disciplinas, acionando a trans e a multidisciplinaridade por meio de projetos educacionais integrativos.

Tiago Aquino conta que a transdisciplinaridade é um enfoque pluralista do conhecimento, que tem como objetivo, por meio da articulação entre inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber. 

“Assim,unem-se as mais variadas disciplinas para que se torne possível um exercício mais amplo da cognição humana.”

As perspectivas para o segmento são positivas e o esporte dentro da escola tem tudo para seguir ensinando e transmitindo valores às crianças sem que elas percebam que estão aprendendo. “Acredito que a ampliação do esporte educacional deverá acontecer por meio de inovadoras e eficientes políticas públicas a fim de democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade”, conclui Paçoca.

Fontes:
Consultoria Técnica: Márcio Santos
Por Jornalismo Portal EF

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