Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Cruzeiro, 93 anos de glórias!!!!!!


O aniversário de 93 anos do Cruzeiro, comemorado nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro, terá um atrativo especial. Além de realizar a tradicional missa de ação de graças, o clube terá o título brasileiro como recordação do ano que terminou.
 
A missa celeste contará com a presença do presidente Gilvan de Pinho Tavares, conselheiros e funcionários do clube. O evento ocorrerá na sede social do Barro Preto, em Belo Horizonte, na rua Guajajaras, 1722, a partir de 19h.

História vitoriosa

O Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921, resultado do esforço de um grupo de desportistas da comunidade italiana de Belo Horizonte e recebeu inicialmente o nome de Societá Sportiva Palestra Itália. O tricampeonato estadual, entre 1928 e 1930, marcou o início das conquistas, assim como os primeiros ídolos foram Ninão, Nininho, Bengala e Piorra.

Em razão da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, e com a proibição pelo Governo do uso de termos referentes à Itália em entidades, instituições e estabelecimentos no país, o Palestra Itália deixou de existir e virou Cruzeiro Esporte Clube, numa homenagem ao símbolo maior da pátria brasileira.

Mas foi com a inauguração do Mineirão, em setembro de 1965, que o Cruzeiro se projetou nacional e mundialmente. Logo veio a conquista da Taça Brasil, em 1966, diante do poderoso Santos, de Pelé, título posteriormente reconhecido pela CBF como o primeiro campeonato brasileiro ganho pelo time estrelado. Surgiam ali craques que até hoje permanecem como ídolos do torcedor cruzeirense, como Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Raul e Zé Carlos.

Outros tantos craques colocaram seus nomes na história celeste, como Palhinha, Joãozinho, Jairzinho, Nelinho, Ronaldo, que foi revelado no clube, o argentino Sorín e Alex. Do atual elenco, que coincidindo com a reabertura do novo Mineirão, conquistou seu terceiro título brasileiro – o segundo foi em 2003 –, já fazem parte dessa galeria o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé e o meia Éverton Ribeiro.

Entre as principais conquistas, o Cruzeiro ostenta o bicampeonato da Libertadores (1976 e 1997), o bicampeonato da supercopa dos campeões da Libertadores (1991 e 1992), o campeonato brasileiro de 2003, a Taça Brasil (1966) e quatro vezes a Copa do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003), além de 35 títulos estaduais.

Depois de 10 anos sem comemorar competições de peso relevante no Brasil e exterior, o Campeonato Brasileiro de 2013 marcou a retomada positiva do Cruzeiro. Agora, o clube se prepara para a disputa da Copa Libertadores'2014, sonho de consumo na Toca da Raposa. 

Para comemorar os 93 anos de existência do Cruzeiro, será celebrada missa de ação de graças, pelo padre Gilson de Oliveira Filho, no Salão Social do Parque Esportivo, localizado à rua Guajajaras, 1.722, no Barro Preto, em Belo Horizonte. O presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, estará presente à missa, assim como outros dirigentes, conselheiros, funcionários e torcedores. Haverá a participação do Ministério de Música da Paróquia Nossa Senhora Rainha, Mover do Espírito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário