Bem Vindos!!!!!!

Seja como for o que penses,
creio que é melhor dizê-lo
com boas palavras.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Descascando Cebolas

 
Devido a uma pequena frase puramente poética que  minha filha Krol postou em seu face achei por bem fazer esse post, espero ter ajudado aos mestres-cucas de plantão.








Mistérios da vida para serem resolvidos: a chuva que só vem depois que lavamos o carro; de onde vem a groselha;  o que se passa na cabeça das mulheres; como cortar uma cebola sem chorar. Se os dois primeiros te deixam curioso e o penúltimo parece ser algo impossível, tentarei aqui te consola dizendo que, é sim possível cortar uma cebola sem chorar.

Quando uma cebola é cortada, suas células vegetais produzem e liberam uma enzima, que por sua vez, promove a liberação de uma substância volátil e irritante aos nossos olhos. Os olhos, por sua vez, para diluir e eliminar o agente irritante produz mais lágrimas (de crocodilo?) e então chegamos ao que gosto de chamar de pranto de salada.

Cortar cebola está te fazendo chorar? Agora você já sabe que qualquer solução prática para prevenir a ocorrência disso deve partir deste simples princípio: impedir que o gás (sin-propanetial-S-óxido) pelo legume chegue aos nossos olhos. Por isso, Comofas trás até você esta série de dicas sobre como descascar cortar cebolas sem chorar.


Passo a Passo

1.     Masque chicletes. O ato de trabalhar a musculatura facial enquanto descasca a cebola irá fazer com que menos do gás liberado chegue aos seus olhos.


2.     Utilize uma faca afiada. Quanto mais fino e preciso o corte da faca, mesmo agressão e estiramento do tecido vegetal irão ocorrer e, conseqüentemente, menos gás irritante será liberado.

 3.     Enquanto descasca ou corta a cebola, abra a torneira de modo que apenas um fio de água corra. A partir disso, corte a cebola embaixo deste filete de água, assim a substancia irritante irá pelo ralo, junto com á água que está escorrendo, no momento em que for liberada.

4.     Descasque ou corte a cebola dentro de uma bacia cheia de água. Seguindo o mesmo princípio acima, com a vantagem de que este método, além de mais eficaz, irá economizar água.

5.     Ligue um ventilador ao seu lado e em direção transversal apontado para a cebola de modo que o gás não chegue aos seus olhos.

6.     Coloque um óculos de natação, ou mesmo esses de acrílico transparente. O inconveniente deste método é ter que parar de tempos em tempos para limpar as gotículas que ficaram impregnadas e embaçando os óculos. Óculos de sol também podem ser utilizados.
7.     Antes de cortar a cebola, congele-a. Ideal para quem já sabe qual será o cardápio do dia seguinte. A temperatura baixa irá reduzir o gás formado durante o corte, diminuindo assim a irritação dos olhos.

8.     Lave a cebola com água quente ou água corrente antes de cortar

9.     Descasque e corte a cebola com a língua para fora. Pode ser um método desagradável, mas é eficaz, pois sua língua irá capturar as gotículas de cebola antes que estas cheguem aos olhos

10.   Descasque e corte a cebola segurando um palito de fósforo com os dentes. O princípio é o mesmo da dica anterior.

11.   Por fim, faça tudo ao mesmo tempo: abra a torneira, descasque dentro de uma bacia, com o ventilador ligado, usando óculos de natação sobre o óculos de sol, com a cebola congelada, lavada com água corrente e quente, com a língua para fora e segurando um palito de fósforo com os dentes.


12.   Poupe suas lágrimas para o amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário